A caldeiraria é uma das principais áreas do setor industrial. Tudo que precisa ser refeito, montado, forjado e soldado depende diretamente do trabalho feito através de uma caldeiraria para funcionar.
Para ficar mais fácil para entendermos sobre esse tipo de setor e suas tecnologias, precisamos ter em mente que isso já é algo antigo, e está sendo utilizado pelo ser humano já há muito tempo.
Podemos afirmar que a tecnologia começou a avançar de verdade quando dominamos as artes da caldeiraria, e até por isso essa área acabou evoluindo tanto.
Essa área acompanhou o desenvolvimento de outras indústrias para que pudesse se manter sempre atualizando e ajudando esses setores, permitindo que cada vez mais projetos fossem criados e construídos, não importa o quão complexo parecesse.
Esse é um dos motivos do porque essa área é tão respeitada dentro do mundo das indústrias, e acaba sendo necessária para fornecer todo tipo de equipamento que precise ser montado.
E se você está pensando em abrir uma empresa nesse ramo, mas ainda tem dúvidas de quem seriam seus clientes, quais os tipos de indústrias que vão solicitar de você o seu trabalho, hoje estamos aqui para ajudar a entender isso melhor e dizer quais são os principais setores que utilizam o serviço de caldeiraria.
Automobilístico
Vamos começar falando logo de cara do setor que utiliza de tudo o que a caldeiraria faz em todos os seus produtos. O mercado automobilístico faturou mais de 39 bilhões em 2020, e eles devem muito desse sucesso a tudo o que a caldeiraria e usinagem fizeram por eles durante os processos de montagem dos veículos. Afinal, para literalmente construir um carro é um trabalho com ferro gigantesco.
E como já dissemos antes, a caldeiraria é uma arte que foi evoluindo junto com o mundo, e os carros são a prova disso. Se pegarmos os carros antigamente eles eram obtidos com as melhores técnicas da época, mas isso foi evoluindo muito, e junto com a evolução de motores, conforto e eficácia, foi também mudando a forma de se fazer um veículo desde dar a eles um visual mais bonito, mas também deixá-los mais aerodinâmicos.
Basicamente os carros não existiriam se não fosse pelo trabalho que esse setor faz, por isso, o automobilismo é um de seus principais dependentes.
Extração de recursos naturais
Agora vamos para outro setor da indústria que faz com que o desenvolvimento do mundo esteja sempre indo para a frente. Extrair recursos naturais é extremamente importante para que o país siga se desenvolvendo, e o que seria desse setor sem seus grandes maquinários que permitem que as extrações sejam feitas de forma segura e também mais eficiente?
E quando falamos sobre extração de recursos naturais, estamos falando de todas as áreas desse setor, de todo tipo de recurso. Os minérios, por exemplo, que precisam ser extraídos de dentro de minas profundas, utilizam todo tipo de coisa desenvolvida pela caldeiraria, de carrinhos a ferramentas e maquinários pesados, inclusive locomotivas que ajudam a levar as cargas.
Não podemos esquecer também da extração de petróleo, que por ser um feito bem complexo, depende diretamente de todas as ferramentas gigantescas que a caldeiraria ajudou a criar, seja sob o mar em uma plataforma gigantesca ou mesmo no solo em terra firme.
Agrícola
Quando pensamos no agro, a natureza e o solo acabam sendo as primeiras coisas que vem nas nossas mentes, mas precisamos lembrar de todo o maquinário pesado que a agro moderna usa para que as coisas aconteçam em níveis colossais. As grandes máquinas colheitadeiras, os grandes tratores, madeiras e máquinas que são usadas no mundo agrícola.
Tudo isso vem de um mesmo lugar, e podemos dizer que isso revolucionou a forma com que o homem do campo trabalha. Não é preciso olhar muito para trás para se lembrar de como o mundo era quando as pessoas não possuíam formas rápidas e práticas de fazer suas colheitas.
E o melhor de tudo é que esse é um setor vivo, onde novas ideias e projetos são sempre presentes e transformados em realidade pelos serviços de caldeiraria.
Têxtil
Apesar das roupas serem feitas de tecido, hoje é bem raro ver peças que são feitas à mão, e mesmo as que são feitas à mão usam um pouco as tradicionais máquinas de costura.
Mas produção de roupa em larga escala utiliza-se sim, de maquinário que é produzido através de caldeiraria. O trabalho deles facilitou muito a vida do setor, que precisa trabalhar diversos tipos de tecido, sendo que muitos deles têm formas específicas de serem confeccionados, e poder ter máquinas diferentes que trabalham melhor tecidos específicos fez com que houvesse uma revolução no setor.
Hoje uma empresa consegue fazer peças em jeans com a mesma facilidade que faz em algodão, graças a caldeiraria.